Internacional Africa Cerca de 50 pessoas morreram devido a bombardeamento no conflito entre o...

Cerca de 50 pessoas morreram devido a bombardeamento no conflito entre o Governo etíope e os rebeldes de Tigray

Cerca de 50 pessoas, deslocadas internas devido ao conflito entre o Governo etíope e os rebeldes de Tigray, morreram na sequência de um bombardeamento contra um campo de refugiados, confirmou fonte da ONU.

O bombardeamento, ocorrido na sexta-feira (07), provocou ainda 138 feridos, acrescentou Saviano Abreu, que destacou a impossibilidade do OCHA em confirmar mais detalhes, incluindo o número de vítimas na ação, que teve como alvo um campo de refugiados em Dedébit.

Os rebeldes da Frente Popular de Libertação de Tigray (TPLF, na sigla em inglês) responsabilizaram o Exército governamental, através de um comunicado divulgado.

A falta de segurança tinha já levado o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a denunciar a 7 de janeiro que esta agência da ONU está impedida de entregar material médico em Tigray desde julho passado.

Pelos mesmos motivos, apenas 12% dos camiões que a ONU preparou com ajuda humanitária para Tigray, também desde julho, conseguiram passar e entregar a sua carga no destino, denunciou em 06 de janeiro o porta-voz da organização, Stéphane Dujarric.

Fontes humanitárias confirmaram que o bombardeamento em Dedébit, por um lado, e a falta de combustível, por outro, levaram algumas organizações a suspender as suas atividades naquela região.