Internacional Africa Governo do Burkina Faso anunciou demissão

Governo do Burkina Faso anunciou demissão

O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, aceitou o pedido de demissão do seu primeiro-ministro, Christophe Marie Joseph Dabiré, e que implica automaticamente a renúncia do conjunto do Governo.
Esta demissão do primeiro-ministro implica a demissão automática do conjunto do Governo, de acordo com a legislação em vigor no país africano.

Na chefia do Executivo desde janeiro de 2019, Christophe Dabiré, antigo comissário responsável pelo comércio, concorrência e cooperação da União económica e monetária da África ocidental (Uemoa), foi reconduzido em janeiro de 2021, após a reeleição de Kaboré para o seu segundo e último mandato.

Em 26 de novembro, na véspera de uma manifestação para denunciar “a incapacidade” das autoridades em enfrentarem as violências ‘jihadistas’ que, desde 2015, provocaram cerca de 2.000 mortos e 1,4 milhões de deslocados, o Presidente Kaboré anunciou novas medidas, ao sublinhar “a necessidade de constituir, no plano governamental, uma equipa necessária mais coesa”.

O Presidente do Burkina Faso também anunciou para breve o início de uma “operação ‘mãos limpas’ para concluir todos os dossiês pendentes de corrupção e esclarecer todos os casos que contaminam o quotidiano da população”.

Recomendado para si:  Ex-guerrilheiros da RENAMO criticam liderança de Ossufo Momade