Internacional Doze morreram em acidentes de viação no fim-de-semana do Natal nos distritos...

Doze morreram em acidentes de viação no fim-de-semana do Natal nos distritos de Nhamatanda e Dondo

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Doze pessoas perderam a vida e outras 15 contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros, em consequência de três acidentes de viação ocorridos no fim-de-semana do Natal nos distritos de Nhamatanda e Dondo, província de Sofala, e de Morrumbene, em Inhambane. 

Nove pessoas morreram no acidente de Nhamatanda e 12 contraíram ferimentos entre graves e ligeiros, segundo o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Sofala, Dércio Chacate. O sinistro ocorreu pouco depois das 20 horas de sábado, dia 25 de Dezembro, acrescentando que em Dondo, um motociclista morreu após chocar contra um carro.

Falando em conferência de imprensa em jeito de balanço da operação alusiva ao Natal e Dia da Família, Chacate explicou que o sinistro de Nhamatanda envolveu um autocarro que fazia o trajecto Inchope-Beira, o qual embateu, de forma violenta, num veículo de transporte de mercadorias estacionado fora da faixa de rodagem devido a problemas mecânicos.

Chacate aventa a possibilidade de o acidente ter sido provocado por excesso de velocidade do condutor do transporte de passageiros, facto aliado à fadiga, uma vez que a partira naquela mesma data de Maputo com destino à cidade da Beira.

Na ocasião, renovou o apelo das autoridades policiais para os transportadores conduzirem com prudência e observando as regras básicas, a fim de evitar derramamento de sangue nas estradas.

As outras duas pessoas perderam a vida em consequência de acidente de viação registado no distrito de Morrumbene, ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN1). Neste caso, um óbito registou-se no local do acidente e outro ontem devido a ferimentos graves contraídos no sinistro por quatro viajantes.

Tal como no acidente de Nhamatanda, o de Inhambane envolveu também uma viatura de transporte de passageiros e outra de carga. Após a ocorrência, o condutor deste último veículo pôs-se em fuga, tendo mais tarde sido detido pela Polícia, segundo anunciou a Rádio Moçambique.