O Exército sudanês anunciou a morte de vários dos seus soldados num ataque das forças etíopes na região agrícola de Al-Fashaga, disputada pelo Sudão e Etiópia.
O exército sudanês referiu no domingo (28) ter “respondido” a um ataque das forças etíopes na região agrícola de al-Fashaqa, uma zona disputada pelo Sudão e Etiópia, em confrontos que provocaram vários mortos aos dois lados.
As tropas sudanesas “repeliram o ataque” e “sofreram perdas humanas e materiais significativas”, adiantou o comunicado, sem especificar o número de mortos. O confronto reaviva o conflito fronteiriço entre os dois países em torno das terras férteis da vasta região de Al-Fashaga, no Estado sudanês de Gedaref.
O exército sudanês reivindicou que as suas forças repeliram o ataque, causando “muitas perdas humanas e materiais nas fileiras dos atacantes”, assumindo também que as Forças Armadas do país sofreram igualmente baixas nas suas fileiras, sem avançar um número preciso de mortos em ambos os lados.
A zona de al-Fashaqa, no sudeste da província sudanesa de Qadarif, é uma área disputada entre Cartum e Adis Abeba, onde ocorrem confrontos esporádicos entre militares e agricultores de ambos os países sobre a exploração dessas terras férteis e abundantes em recursos hídricos.