Início Destaque Trabalhadores de Hollywood insatisfeitos pelas condições de trabalho

Trabalhadores de Hollywood insatisfeitos pelas condições de trabalho

Os trabalhadores dos estúdios de Hollywood, nos Estados Unidos, poderão avançar na segunda-feira para uma greve por tempo indeterminado, se não virem melhoradas as suas condições laborais, anunciou hoje o sindicato representativo do setor da indústria do entretenimento.

Segundo noticia a agência Efe, a realização desta greve foi aprovada por 98% dos 60.0000 sócios do sindicato IATSE ( Aliança Internacional de Teatro e Funcionários de Palco) e a concretizar-se poderá paralisar por completo a maioria das produções dos Estados Unidos.

O IATSE representa grande parte dos trabalhadores que desempenham tarefas de bastidores, como técnicos de luz e de som, operadores de câmara, cenógrafos e maquilhadores.

A maioria destes trabalhadores tem contratos de trabalhos temporários com os estúdios, geralmente ligados a um projeto concreto e as condições inscritas no seu contrato são acordadas entre o entre os sindicatos e as empresas de entretenimento.

Os trabalhadores deste setor queixam-se de que trabalham durante turnos muito longos, sem descanso para comer ou dormir.

Nesse sentido, o sindicato reivindica uma melhoria dos salários dos trabalhadores que pertencem à escala salarial mais baixa do setor e que seja melhorada a contribuição das empresas para os seguros de saúde privados e para os planos de reforma.

Esta paralisação, por tempo indeterminado, iria “prejudicar enormemente” os grandes estúdios de Hollywood, que já contam com muitos atrasos, devido à pandemia.

A última greve em Hollywood foi convocada em 2017 pelo sindicato de guionistas e atrasou as rodagens e emissões televisivas durante 100 dias.

FONTENotícias ao Minuto
Artigo anteriorTiroteio entre a polícia e os fugitivos terminou com dois mortos em Chimoio
Próximo artigoVagas de emprego do dia 14 de Outubro de 2021