Internacional Espanha realizou primeira largada com dez touros desde o início da pandemia

Espanha realizou primeira largada com dez touros desde o início da pandemia

Dez touros foram largados, no domingo, nas ruas do município de Villaseca de la Sagra, perto de Toledo, em Espanha. Com centenas de participantes e espectadores, esta foi a primeira largada de touros no país desde o início da pandemia. 

De acordo com a Reuters, não houve registo de feridos na sequência do evento na localidade, que conta com cerca de 1.700 habitantes. Para garantir o cumprimento das restrições ainda em vigor devido à Covid-19, a participação foi limitada a 900 pessoas.

O público teve também uma limitação de 1.300 pessoas.

“Foi muito emocionante. Havia muitos controlos [das medidas]. Se as pessoas respeitarem as restrições podemos fazer isto no país inteiro”, considerou Fernando Dominguez, um comerciante de 45 anos que foi de Madrid assistir à largada.

Importa recordar que as vilas e as cidades espanholas estiveram proibidas, no ano passado, de realizar eventos tauromáquicos devido ao contexto pandémico.

A par de Portugal, nos últimos tempos, tem crescido em Espanha uma oposição a espetáculos desta natureza, dividindo a opinião pública sobre a abolição destes polémicos eventos.

De acordo com uma sondagem realizada em 2020, publicada pela empresa Electomania, 47% dos espanhóis apoiavam a abolição de touradas e eventos tauromáquicos, enquanto 18.6% se opunham à proibição. 37% dos inquiridos disseram ainda não concordar com as práticas, mas não defenderam a abolição das mesmas.