Início Internacional Coreia do Norte testou lançamento novo modelo de míssil e deixou comunidade...

Coreia do Norte testou lançamento novo modelo de míssil e deixou comunidade internacional preocupada

A Coreia do Norte testou seu novo modelo de “míssil de cruzeiro de longo alcance” neste fim de semana, anunciou uma agência de notícias estatal na manhã de segunda-feira, e classificou a operação de “bem-sucedida”.

O lançamento-teste ocorreu no sábado e neste domingo e foi supervisionado por altos funcionários, informou a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA). Os mísseis viajaram por 7.580 segundos sobre a Coreia do Norte e suas águas territoriais, atingindo alvos a 1.500 km de distância, acrescentou a KCNA.

A agência chamou o míssil de “uma arma estratégica de grande significado”, acrescentando que “a eficiência e a funcionalidade da operação do sistema de armas foram confirmadas como excelentes”.

Ainda segundo a agência, o desenvolvimento do sistema de mísseis tem “importância estratégica”, dando à Coreia do Norte “outro meio de dissuasão” para se proteger e “conter fortemente as manobras militares das forças hostis”.

O Pentágono não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o anúncio de lançamento. Pyongyang enfrenta inúmeras sanções internacionais por seus programas nucleares e balísticos, que continua a desenvolver.

As negociações nucleares com os Estados Unidos estão paralisadas desde 2019, e o país empobrecido não demonstrou disposição de abandonar seu arsenal atômico. Em vez disso, renegou os esforços da Coreia do Sul para reiniciar o diálogo.

FONTEISTOÉ
Artigo anteriorIncêndio deflagrou fábrica de açúcar em Sofala
Próximo artigoSite oferece mil euros a candidatos para assistirem filmes de terror