Início Internacional Africa Teodorin Obiang é alvo de sanções por corrupção pelo Reino Unido

Teodorin Obiang é alvo de sanções por corrupção pelo Reino Unido

O Reino Unido impôs sanções na quinta-feira a cinco indivíduos, incluindo o filho do Presidente da Guiné Equatorial, no âmbito de uma ação global anti-corrupção.

O Reino Unido disse na quinta-feira (22.07) que congelou os bens e proibiu viagens de cinco pessoas, acusadas ​​de roubar fundos públicos na Guiné Equatorial, Zimbábue, Venezuela e Iraque.

“A ação que tomamos hoje tem como alvo indivíduos que encheram os seus próprios bolsos às custas de seus cidadãos”, disse em comunicado o ministro das Relações Exteriores, Dominic Raab.

“A corrupção drena a riqueza das nações mais pobres, mantém o seu povo preso a pobreza e envenena o poço da democracia”, acrescentou.

O Ministério das Relações Exteriores explicou que sancionou o vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodorin Obiang, filho do atual Presidente, pelo seu envolvimento na apropriação indevida de fundos do Estado para as suas contas bancárias pessoais.

Além de fazer arranjos contratuais corruptos e solicitar subornos, disse que Obiang tinha esbanjado 425 milhões de euros na compra de uma mansão particular em Paris, carros luxuosos e uma coleção de memorabilia de Michael Jackson, incluindo uma luva de cristal de 250.000 euros que o cantor usou na sua turnê “Bad” entre 1987-89.

FONTEDW
Artigo anteriorBrasil registou mais de 100 mil novos casos e 1.324 óbitos por covid-19
Próximo artigoCasal encontrou uma cobra mãe e 17 crias debaixo da cama na Geórgia