Destaque PR Nyusi endureceu as medidas restritivas da covid-19

PR Nyusi endureceu as medidas restritivas da covid-19

O Presidente da República avançou na quinta-feira na sua Comunicação à Nação com o anúncio de novas medidas restritivas no contexto da covid-19 numa altura em que aumenta, de forma bastante preocupante, o número de casos da pandemia viral no país.

“Há cada vez mais crianças a testarem positivo e perderem a vida”, disse Nyusi, apelando o cumprimento das medidas de prevenção para o combate a pandemia.

Verificando-se um incumprimento generalizado do decreto, o Presidente da República decidiu manter as medidas do decreto anterior por mais 30 dias, com as seguintes excepções:

– Ficam suspensas as aulas presencias no ensino primário, secundária, ensino superior e técnico-profissional na província e cidade de Maputo, Xai-Xai, Inhambane, Chimoio, Beira, Dondo e Tete. Nas cidades não referenciadas as aulas presenciais continuam a decorrer.

O sector público passa a funcionar das 8h às 14h e o recolher obrigatório passa para 21h às 4h.

Volta a não ser permitida a realização de treinos nas diferentes modalidades, incluindo nas camadas de formação.

Equipas de alta competição treinam sem público nas bancadas.

Os ginásios voltam a fechar as portas.

Nyusi garantiu a chegada de 11 milhões de doses de vacinas que chegam entre Julho e Agosto para intensificar o processo de vacinação onde se prevê ainda no presente ano a vacinação de grande parte da população moçambicana.

As novas medidas anunciadas pelo Presidente da República entram em vigor a começar das 0 hora do dia 17 de Julho.