Início Sociedade Pelo menos 12 pessoas morreram após naufrágio de embarcação em Cabo Delgado

Pelo menos 12 pessoas morreram após naufrágio de embarcação em Cabo Delgado

Pelo menos 12 pessoas morreram na terça-feira (20.07), em Cabo Delgado, vítimas do naufrágio de uma embarcação que ligava Pemba à ilha do Ibo. Mau tempo e excesso de carga podem estar na origem do acidente fatal.

Entre as vítimas mortais estão pelo menos quatro crianças e oito adultos, embora as autoridades admitam a possibilidade de mais vítimas. Catorze sobreviventes foram resgatados e receberam acompanhamento médico na ilha do Ibo.

O barco saía da cidade de Pemba em direção à ilha do Ibo. No momento do naufrágio, transportava quatro toneladas de donativos do Programa Mundial de Alimentação que se destinavam ao apoio das vítimas do terrorismo em Cabo Delgado.

De acordo com as autoridades marítimas daquela província, o timoneiro transportava 23 passageiros e mais três elementos da tripulação, perfazendo 26 pessoas a bordo.

“[O transportador] violou algumas normas de segurança marítima, porque carregou pessoas sem o uso dos meios de segurança marítima que são os coletes salva-vidas e largou a ancora antes da hora recomendada que são as 5 horas para sair a qualquer destino”, disse Tauacale Avelino, administrador marítimo de Pemba que apontou o excesso de carga da embarcação como uma das prováveis causas do sinistro.

O sinistro ocorreu quando a embarcação navegava nas águas de Namaue, distrito de Metuge. As autoridades acrescentam que as condições climatéricas terão precipitado a embarcação para o acidente fatal.

“Quando chegaram à zona de Namaue, devido ao excesso de carga, com o mau tempo que se registava naquele local, essa embarcação naufragou. Algumas embarcações que passavam no local no momento do naufrágio resgataram alguns passageiros”, explicou ainda Tauacale Avelino.

FONTEDW
Artigo anteriorDefesas aéreas sírias abateram mísseis israelitas em Homs
Próximo artigoAprendendo com o passado: quais lições económicas do que aconteceu em 2008 com Moçambique podem ser aplicadas hoje em dia?