Internacional Empresas enfrentam dificuldades para recrutar trabalhadores nos EUA

Empresas enfrentam dificuldades para recrutar trabalhadores nos EUA

As contratações nos Estados Unidos aumentaram em maio, mas as empresas estão a enfrentar dificuldades para recrutar mão-de-obra suficiente para dar resposta à rápida recuperação económica da recessão provocada pela pandemia da covid-19.

A economia norte-americana criou cerca de 559 mil empregos no último mês, adiantou sexta-feira o Departamento do Trabalho, uma melhoria em relação ao lento aumento de 278 mil postos de trabalho gerados abril.

Esse crescimento permitiu reduzir a taxa de desemprego de 6,1% para os 5,8%, segundo noticia a agência Associated Press, mas ficou muito aquém das necessidades de mão-de-obra dos empregadores.

O ritmo da recuperação económica, impulsionada pela substancial ajuda federal da administração de Joe Biden e pela vacinação crescente contra a covid-19, está a fazer com que as empresas pretendam contratar de forma imediata, mas muitos desempregados que resultaram da pandemia pretendem, agora, empregos com maior rendimento.

Além disso, o apoio atribuído pela administração norte-americana de 300 dólares por semana (cerca de 246 euros), a juntar ao subsídio regular atribuído pelo respetivo estado, faz com que muitos norte-americanos sem emprego estejam a considerar várias opções, como a reforma antecipada.

Estas são algumas das razões para a desaceleração das contratações em abril, mês em que as empresas criaram muito menos empregos do que os economistas tinham previsto e muito menos do que os contratados em março.

Economistas preveem que, provavelmente, esta tendência se manterá até o início do outono, quando as escolas reabrirem, a pandemia terá enfraquecido e os apoios federais ao desemprego terminarão.