Sociedade Maputo: Xipamanine passa a ter novo terminal de chapas

Maputo: Xipamanine passa a ter novo terminal de chapas

Os transportes públicos de passageiros de várias rotas da cidade e província de Maputo passam, a partir da próxima semana, a utilizar um novo terminal situado no mercado anexo de Xipamanine, distrito de Nhlamankulu, na cidade de Maputo.

O novo terminal vai funcionar no espaço do antigo edifício de Salubridade do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM).

O projecto insere-se na requalificação do mercado do Xipamanine, a ser concebido pelas direcções municipais dos Mercados e Feiras e de Mobilidade, Transporte e Trânsito.

Neste contexto, a comissão dos vendedores demoliu, quinta-feira, dois alpendres numa área de mais de 1400 metros quadrados, para a instalação do novo terminal.

De acordo com Efraime Manhique, chefe da comissão dos vendedores, trata-se de um projecto que visa encorajar os informais que continuam a vender nos passeios a abandonar estes locais e ocupar as bancas vazias no mercado anexo do Xipamanine.

“Grande parte dos informais desenvolvem as suas actividades nas paragens e terminais de transportes rodoviários, daí a necessidade da transferência do terminal para o interior do mercado anexo, com vista a atrair o vendedor e o cliente para este local”, explicou.

Os operadores dos semi-colectivos de passageiros enalteceram a iniciativa e afirmaram que o actual terminal de Xipamanine está longe de oferecer condições condignas para o exercício do seu trabalho, devido a imundície.

Para os vendedores, a aproximação do mercado e terminal vai minimizar o problema da falta de clientes e da concorrência desleal por parte dos que permanecem nos passeios.

A remodelação deste espaço contempla a construção de bancas, barracas, sanitários, entres outros, para acolher mais de três mil vendedores informais.