Início Destaque SERNIC apreende 25 kg de cocaína em Pemba

SERNIC apreende 25 kg de cocaína em Pemba

Os Serviços Provinciais de Investigação Criminal de Cabo Delgado (SERNIC) apreenderam cerca de 25 quilogramas de cocaína na cidade de Pemba e detiveram três moçambicanos acusados de tráfico de droga.

Os indiciados, com idades compreendidas entre 25 a 45 anos de idade, negaram fazer parte da rede de traficantes de droga, tendo, apenas, confessado terem participado no transporte da mercadoria cujo conteúdo desconheciam, a pedido de um cidadão tanzaniano, pelo que haviam de pagar pelo serviço prestado.

“Um tanzaniano, que eu conheço há muito tempo, chegou à minha casa e pediu que fosse descarregar, detergente em pó na praia de Maringanha e que havia de pagar cinco mil meticais, e eu aceitei, porque sou um estivador e precisava de dinheiro. A mercadoria estava numa casa, e eu só carreguei para uma viatura do tipo minibus, desses que transportam passageiros. Mais tarde, só vi policiais na minha casa, onde me algemaram e me trouxeram para aqui,” defendeu-se um dos indiciados.

Outro acusado no caso confirmou ter participado no transporte da suposta droga, mas jurou que não sabia nada do conteúdo da mercadoria até à sua prisão.

“Eu fui chamado como marinheiro para levar um barco para transportar uma mercadoria que estava num outro barco que não conseguia chegar à margem e haviam de pagar 50 mil meticais. Fui lá às 17 horas e até às 20h, já tinha terminado, e trouxemos o produto até ao bairro de Maringanha e, quando descarregaram, eu fui embora,” explicou um dos indiciados que, apesar de alegadamente desconhecer o conteúdo da mercadoria, confessou tratar-se da segunda operação em que participa.

O SERNIC ainda não descobriu a origem e muito menos o destino da droga, mas já tem pistas dos supostos traficantes proprietários da mercadoria.

“Para além de 25 quilogramas de cocaína, do trabalho operativo, foram apreendidos, igualmente, uma motorizada e um motor de uma embarcação que foram usados como instrumentos do crime. E está em curso o trabalho operativo para neutralizar outros elementos da quadrilha, mormente, os mandantes, de quem, neste momento, o SERNIC já tem pistas,” revelou Sumail Sabila, porta-voz da corporação.

De acordo com as autoridades, a droga foi encontrada em dezenas de tigelas plásticas, embaladas em pacotes prateados e selados.

Esta é a segunda apreensão de drogas consideradas pesadas ao nível da província de Cabo Delgado, durante este ano.

A primeira foi em Fevereiro último e era anfetamina, um produto usado no fabrico de drogas consideradas pesadas.

Entretanto, esta é a segunda vez em menos de um ano em que as autoridades apreendem droga na praia de Maringanha, um subúrbio localizado longe do centro da cidade de Pemba.

Artigo anteriorRio de Janeiro reabre praias após pequena queda de mortes e infeções por Covid-19
Próximo artigoPelo menos 17 imigrantes mortos em barco à deriva nas Ilhas Canárias