Internacional Africa Samia Suluhu muda política de John Magufuli e cria comité para luta...

Samia Suluhu muda política de John Magufuli e cria comité para luta contra Covid-19

A Presidente da Tanzania, Samia Suluhu, anunciou na terça-feira a criação de um comité consultivo para a luta contra a Covid-19, uma mudança de política face ao seu antecessor, John Magufuli, que morreu em Março e negava a existência da doença.

Numa aparição na residência presidencial, em Dar Es-Salaam, a capital económica do país, Samia Suluhu Hassan disse que tenciona “criar uma comissão técnica para rever a questão do coronavírus”.

A Chefe de Estado afirmou que o objectivo deste comité é “examinar cientificamente os remédios globais e depois aconselhar o governo, de uma forma profissional”, considerando que “não é sensato silenciar, rejeitar ou aceitar sem uma investigação técnica”.

“Não nos podemos isolar como uma ilha e não podemos receber tudo o que entra, sem fazer a nossa investigação”, afirmou aquela que é a única mulher Chefe de Estado com poder executivo em África.

Magufuli tinha descartado a ameaça de pandemia de Covid-19, enquanto assegurava que Deus protegeria os tanzanianos.

Além disso, o falecido presidente tinha-se oposto ao uso de máscaras e ao distanciamento social, ao mesmo tempo que criticava o uso de vacinas como parte de uma conspiração ocidental para apoderar-se das riquezas de África.

Como resultado desta política, a Tanzania não publica dados sobre a Covid-19 desde Maio de 2020 (os números pararam em 509 casos e 21 mortes), apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter apelado à transparência do governo, em variadíssimas ocasiões.

Hassan, que sucedeu ao falecido Chefe de Estado, por mandato constitucional como vice-Presidente do país, anunciou a morte de Magufuli a 17 de Março, aos 61 anos de idade, em Dar Es Salaam, devido a uma doença cardíaca e decretou duas semanas de luto nacional.

Desde a sua última aparição pública, a 27 de Fevereiro, circularam muitos rumores sobre a saúde de Magufuli, falando-se que pode ter procurado assistência médica no estrangeiro após ter sido infectado pelo novo coronavírus. De acordo com a oposição, o ex-Chefe de Estado morreu de Covid-19, embora isto não tenha sido oficialmente confirmado.

Na sua aparição, que se seguiu à tomada de posse de vários responsáveis governamentais, Hassan ordenou também ao Ministério da Informação que levantasse a proibição de exercício da actividade imposta a alguns meios de comunicação social.

“Ouvi dizer que existem meios de comunicação social que vocês (Ministério da Informação) proibiram de exercerem as suas actividades. Permita-lhes, mas sigam as leis e directrizes do país”, afirmou a Presidente.

Desde que chegou ao poder, em 2015, Magufuli corroeu a liberdade de imprensa e de expressão na Tanzania, tal como denunciaram várias organizações de Direitos Humanos.