Sociedade Decorre no grossista do zimpeto inspecção do peso dos produtos

Decorre no grossista do zimpeto inspecção do peso dos produtos

Equipas do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) detectaram ontem (13) mais irregularidades no peso dos produtos pré-medidos  no Mercado Grossista do Zimpeto, na cidade de Maputo.

A fiscalização decorreu em coordenação com a Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), abrangendo vendedores grossistas e retalhistas.

A inspecção constituiu numa escolha aleatória dos produtos, sobre tudo nas bancas e camiões, para depois proceder-se à medição.

Na ocasião, os técnicos constataram que alguns produtos pré-medidos, com destaque para batata, apresentam menos peso em relação ao indicado na embalagem.

Pelo menos 26 sacos de batata de 10 quilogramas foram apreendidos devido à viciação do peso, que  variava entre 6.4 a 9.7 kg.

Segundo David Magaia, director nacional de Metrologia no INNOQ, numa primeira fase os vendedores foram sensibilizados apenas a rectificar as irregularidades, mas nas próximas vezes ser-lhes-ão aplicadas medidas punitivas como  multas.

“A inspecção é importante, uma vez que é praticamente impossível ao cidadão conferir, no acto da compra, se um saco de batata, por exemplo, tem de facto os 10 quilogramas indicados na embalagem”, apontou.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 08 de Outubro de 2025

Por outro lado, Loureço Cumbe, inspector da INAE na cidade de Maputo,  garantiu que o trabalho de fiscalização no Grossista do Zimpeto será rotineiro e vai abranger também outros mercados da capital.

Explicou que, na sua maioria, a adulteração do peso é  praticado pelos próprios vendedores já no mercado,  sem a intervenção dos produtores.  Entretanto, os comerciantes distanciaram-se deste argumento, justificando que o fenómeno ocorre nas fábricas.

Por sua vez, alguns consumidores enalteceram o trabalho realizado pelas duas entidades. Afirmaram que grande parte dos produtos comercializados naquele mercado se encontram com peso adulterado.