O avançado internacional moçambicano Clésio Baúque, que actua no Zira FC, do Azerbeijão, é a mais recente baixa confirmada nos Mambas, elevando para três o número de “estrangeiros” que não poderão dar o seu contributo na dupla jornada do Grupo “F” de qualificação ao CAN dos Camarões-2021 contra o Ruanda e Cabo Verde, a 24 e 30 de Março, respectivamente.

O atleta confirmou a impossibilidade de responder à convocatória para representar a Selecção Nacional, porque o clube não aceitou cedê-lo, alegando problemas que possam daí advir devido à pandemia da Covid-19.

Para tanto, o Zira FC socorreu-se da liberdade que a FIFA deu aos clubes para, julgados os seus interesses, não poderem ceder atletas às respectivas selecções no quadro da pandemia da Covid-19.

Com Clésio indisponível, sobe para três o número de atletas que mesmo convocados não poderão dar o seu concurso porque os seus clubes não cederam à convocatória, depois de Mexer e Zainadine Jr, respectivamente do Bordeaux da França e Marítimo de Portugal.

Witi em dúvida

Entretanto, quem também corre sérios riscos de falhar a convocatória dos Mambas é o extremo esquerdo Witi, do Nacional da Madeira, condicionado com uma lesão no adutor direito, sofrida na passada sexta-feira no embate da 23ª jornada da Liga Portuguesa, em que a sua equipa perdeu para o Marítimo por 2-1.