Internacional Políticos brasileiros pedem destituição de Bolsonaro após emergência em Manaus

Políticos brasileiros pedem destituição de Bolsonaro após emergência em Manaus

A abertura de um processo de destituição contra o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, tem sido exigida nas últimas horas por vários políticos nas redes sociais, após a situação de emergência que afeta os hospitais de Manaus.

Bolsonaro tem sido responsabilizado, nas rede sociais, pelo agravamento da situação dentro dos hospitais do Estado do Amazonas, cuja capital é Manaus, e que enfrentam graves problemas de abastecimento de oxigénio para tratar pacientes com covid-19 e que já levou a diversas mortes por asfixia, segundo fontes oficiais.

Ao longo do dia de hoje, a ‘hashtag’ #ImpeachmentBolsonaroUrgente foi um dos assuntos mais comentados no Twitter, elevando a pressão para que o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Rodrigo Maia, abra um processo de destituição contra o chefe de Estado.

“Mais uma prova contundente da responsabilidade do Governo Federal pelas mortes em Manaus. Bolsonaro é um genocida. Rodrigo Maia, abra o processo de ‘impeachment’! Deixe o povo saber de todos os crimes cometidos por Bolsonaro! Ele deve ir para a cadeia!”, escreveu no Twitter Ciro Gomes, ex-candidato à Presidência do Brasil.

Também Fernando Haddad e Guilherme Boulos, que enfrentaram Bolsonaro nas presidenciais de 2018 e que saíram derrotados, usaram as redes sociais para apelar à mobilização política pela abertura do processo de afastamento do Presidente.

“Pessoas morrendo asfixiadas depois de quase um ano de pandemia. Não há maior prova de incompetência. (…) É preciso abrir o placar do ‘impeachment’ com o nome de todos os deputados federais e começar a pressão dos eleitores sobre cada um deles, por todos os meios. Sem isso, o afastamento não vai acontecer”, indicou Haddad.

“Bolsonaro e Pazuello [ministro da Saúde] devem responder por cada doente sem oxigénio em Manaus (…). Pela ausência de Governo no Brasil, 60 bebés prematuros podem ficar sem oxigénio em Manaus. E tem gente discutindo ‘se é o caso’ de abrir processo de ‘impeachment’”, escreveu por sua vez Boulos.

Entre as vozes que pedem a saída de Bolsonaro do executivo está o seu ex-aliado, o deputado Alexandre Frota, que deixou um apelo ao presidente da Câmara dos Deputados: “Rodrigo, faço um apelo para você, abra o processo de ‘impeachment’ do Jair Bolsonaro, como o seu último ato e deixe o resto com a gente. Olhe para Manaus”.