Desporto Leão sobrevive a dérbi de alta voltagem e vira o ano como...

Leão sobrevive a dérbi de alta voltagem e vira o ano como líder

Sporting termina 2020 como líder, após vencer na casa do Belenenses SAD por 2-1. Os azuis caem para o 11.º lugar, com 11 pontos, apenas mais dois do que a primeira equipa que ocupa a zona de despromoção.

Quem tem problemas de coração e assistiu à primeira parte do encontro no Jamor provavelmente amanhã vai pedir consulta de urgência no cardiologista, tamanha a sobrecarga de incidências de uma partida que, no espaço de 20 minutos, contou com três golos, duas grandes penalidades e uma chuva de oportunidades nas duas áreas.

O Sporting começou por inaugurar o marcador logo aos cinco minutos, por intermédio de Tiago Tomás, após uma excelente arrancada de Tabata, para menos de 10 minutos volvidos Miguel Cardoso restabelecer a igualdade, com alguma sorte à mistura já que a bola ainda embateu em Gonçalo Inácio.

Aos 14 minutos, Adán fez falta sobre Miguel Cardoso, mas na conversão do castigo máximo o espanhol levou a melhor. E a partir daqui o ex-guardião começou a construir uma exibição estelar.

Recomendado para si:  UD Songo espera garantias para iniciar pré-temporada de 2026

Guarda-redes de aço na primeira linha e um João Mário exímio na marca dos 11 metros. Aos 24 minutos, o médio português facturou o seu primeiro golo com a camisola dos leões desde o seu regresso a Alvalade.

Até ao fim da etapa inicial foi ver Adán a negar a festa do golo a Afonso Sousa e Miguel Cardoso, para do outro lado da barricada ser Kritsyuk a levar a melhor sobre Tiago Tomás.

A etapa complementar diminui de ritmo e num relvado em péssimas condições pareceu ser sempre o Belenenses SAD mais próximo do empate, todavia aos 77 minutos sofreu um novo revés com a expulsão de Tomás Ribeiro, por acumulação de amarelos.

Até ao fim, o leão ainda apanhou um enorme susto ao ver Edi Semedo introduzir a bola na baliza de Adán, mas o lance acabaria anulado por haver fora de jogo. O Sporting vira assim o ano como líder, algo que já não sucedia desde 2001/02, temporada em que os leões se sagraram campeões.

Destaques da semana