Internacional Trump, com Covid-19 e parte do grupo de risco

Trump, com Covid-19 e parte do grupo de risco

Aos 74 anos, Trump tem peso a mais, hipertensão e colesterol elevado, condições que o colocam no grupo que mais riscos corre com a Covid-19. Para compensar, também tem os melhores cuidados de saúde.

Oito em cada dez mortes associadas à Covid-19 nos Estados Unidos aconteceram em pessoas acima dos 65 anos. 77% dos doentes (de entre uma amostra de quase 17 mil pessoas), que precisaram de ser hospitalizadas com complicações provocadas pelo novo coronavírus tinham excesso de peso ou eram consideradas obesas. A hipertensão é um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças — Covid-19 incluída.

Eis os três principais motivos por que Donald Trump, que esta sexta-feira revelou estar infetado com o SARS-Cov-2, faz parte do grupo de risco — sendo que, com o manto de invisibilidade que o presidente americano tem coberto os seu historial médico, é impossível garantir que não existam sequer outros.

Há cerca de um ano, em novembro de 2019, o presidente, agora com 74 anos, fez uma visita, que não constava da sua agenda pública, ao Centro Médico Militar Nacional Walter Reed, nos arredores de Washington. Examinado ao longo de quatro horas, por uma equipa de 11 médicos, revelou na altura o New York Times, Trump nunca chegou a explicar por que motivo procurou ajuda nem o que mostraram os exames a que foi submetido.

Recomendado para si:  Manifestantes no Madagáscar exigem saída do Presidente André Rajoelina

A informação que continuou a valer foi a revelada meses antes, em fevereiro, pelo seu médico: o presidente está de “muito boa saúde”, garantiu na altura Sean Conley. No ano anterior, através de Ronny L. Jackson, seu antecessor no cargo, o relatório clínico tinha sido mais detalhado mas muito menos ortodoxo: “Chama-se genética. Disse ao presidente que se ele se tivesse alimentado de forma mais saudável nos últimos 25 anos, podia viver até aos 200”.

A alimentação, justamente, será um dos calcanhares de Aquiles de Donald Trump, pouco dado ao cumprimento de dietas prescritas por nutricionistas e planos de exercício físico.