Internacional Detenções de algumas figuras do governo de Peter Mutharika

Detenções de algumas figuras do governo de Peter Mutharika

Entre várias acusações que pesam sobre os antigos dirigentes, apontam-se os crimes de corrupção e abuso de poder.

Roza Mbilizi, vice-comissária geral da Autoridade Tributária do Malawi, foi a primeira a ser detida pelo Departamento Central de Combate a Corrupção, por alegada acusação de abuso de cargo. Ela é acusada de ter vendido algumas casas pertencentes ao estado.

Rosa Mbilizi é ainda acusada de ter facilitado o antigo presidente do Malawi, Peter Mutharika, na importação de quatrocentos mil sacos de cimento, cerca de quarenta mil toneladas métricas, num valor correspondente a quatro milhões quatrocentos e oitenta mil dólares, com isenção de impostos.

Gerald Viola, director-geral da Agência Nacional de Reserva de Alimentos está também privado de liberdade, sob acusação de ter penhorado uma viatura do estado como garantia de um empréstimo pessoal que contraiu com particulares.

Consta ainda da lista de detenções, o antigo presidente do Conselho de administração do Centro de Investimentos e Comércio do Malawi, James Chuma.

Chuma foi preso na fronteira de Mwami, quando tentava deixar o país com destino à Zâmbia.

Neste fim-de-semana recolheram igualmente aos calabouços 12 comissários da polícia, por alegado envolvimento na morte de um cidadão, acusados de homicídio. A vítima tinha problemas de pigmentação da pele.

A detenção de altas figuras do governo cessante, ocorre dias depois de o presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, ter anunciado que assumiu o poder de um país com sequelas da corrupção e outros males, que precisam ser eliminados.

Entretanto a escolta do vice-presidente do Malawi, Saulos Chilima, envolveu-se num acidente de viação que saldou em 4 óbitos.

O sinistro ocorreu na vila de Balaka, quando Chilima seguia para a cidade Lilongwe, ido de Blantyre.

Uma das viaturas da escolta do vice-presidente embateu-se frontalmente com uma outra ligeira de um particular que vinha em sentido contrário. Para além das vítimas mortais houve danos materiais avultados.

O vice-presidente do Malawi, Saulos Chilima escapou ileso do acidente.