Uma mulher sul-africana dançou fora de um hospital na província de Western Cape com equipe médica no Hospital Groote Schuur ( GSH ) batendo palmas e torcendo por ela.

Zuliswa Maqana, 48 anos, foi internado em um hospital distrital em 4 de maio com sintomas graves de vírus. Ela passou 54 dias na Unidade de Terapia Intensiva, UTI ; de sua experiência de 77 dias que terminou na segunda-feira, 20 de julho.

O premiê provincial Alan Winde compartilhou a história de Zuliswa em suas mídias sociais, prestando homenagem à sua resiliência e à equipe médica que continua a se encarregar da luta contra a pandemia.

O primeiro-ministro enfatizou que ninguém esperava que ela estivesse dançando fora do hospital, mas o júbilo estava lá para todos verem. “Muito obrigado a Groote Schuur. Todo mundo era tão legal comigo e os médicos eram maravilhosos. Estou muito feliz com o tratamento que recebi no Groote Schuur.

“Eu não sabia que dia era [quando entrei no hospital] e não consegui me mexer por semanas. Mas eles [funcionários do hospital] me ajudaram a aprender a andar novamente após 77 dias. E todos ficaram muito felizes por eu poder ir para casa ”, disse Zuliswa, agradecido.

“Foi um curso difícil na UTI, com complicações e outras infecções ao longo do caminho. Eventualmente, ela saiu da UTI no dia 28 de junho e chegou na enfermaria F5. Mal conseguia falar ou andar ao chegar na enfermaria, mas lentamente se fortaleceu, pois foi reabilitada pela fisioterapia e pela enfermagem.

Os cuidados médicos recebidos a transformaram na paciente radiante que dançou fora do hospital em 20 de julho. Uma das infecções que ela exigiu que ela concluísse um curso de antibióticos intravenosos de 4 semanas ”, disse o Dr. Henri Pickardt, Cirurgião Geral da GSH .

Principais estatísticas de vírus da África do Sul em 21 de julho

  • O número total de casos confirmados = 381.798
  • O número total de testes até agora = 2.536.921
  • Número total de mortes = 5.568
  • Recuperações totais = 208.144
  • Províncias mais impactadas = Guateng, Cabo Ocidental, Cabo Oriental, Kwa Zulu-Natal