Destaque Nampula lidera com 204 casos activos de covid-19

Nampula lidera com 204 casos activos de covid-19

Moçambique registou mais 13 casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de 638 para 651, anunciou a diretora de Saúde Pública, Rosa Marlene. O número de óbitos continua a ser quatro.

“Os novos casos registados hoje são de nacionalidade moçambicana”, estando todos em isolamento domiciliar, disse Rosa Marlene, falando durante a conferência de imprensa de atualização de dados sobre a pandemia no Ministério da Saúde, em Maputo.

Os 13 novos casos foram registados nas províncias de Nampula (oito), província de Maputo (três), Cabo Delgado (um) e cidade de Maputo (um).

“Neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”, acrescentou a responsável.

Do total de 651 casos registados no país, 588 são de transmissão local e 63 são importados, havendo também o registo de quatro óbitos.

As autoridades registaram ainda 169 pessoas recuperadas.

O país tem 477 casos ativos, dos quais oito estão internados, um em estado grave e os restantes “apresentam sintomatologia leve a moderada”, além de “boa evolução clínica”, avançou Rosa Marlene.

Desde o anúncio do primeiro caso de covid-19 em Moçambique, a 22 de março, o país testou 21.014 casos suspeitos e rastreou 1.032.498 pessoas a partir dos diversos pontos de entrada no país.

Foram colocadas em quarentena domiciliária 18.676 pessoas suspeitas de covid-19 e 2.236 continuam a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde.

A província de Nampula lidera com o maior número de casos ativos de covid-19, com 204 casos, seguida de Cabo Delgado, com 103, e cidade de Maputo, com 59, estando os restantes distribuídos entre as outras províncias.

Moçambique vive em estado de emergência desde 01 de abril, prorrogado por duas vezes até 29 de junho.

Estão em vigor várias restrições: todas as escolas estão encerradas, espaços de diversão e lazer também estão fechados, estão proibidos todo o tipo de eventos e de aglomerações, recomendando-se à população que fique em casa, se não tiver motivos essenciais para tratar.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 443 mil mortos e infetou mais de 8,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.