Internacional China diz que militares dos EUA podem ter levado o Covid-19 para...

China diz que militares dos EUA podem ter levado o Covid-19 para Wuhan

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

A China registou mais de 80 mil infectados pelo novo coronavírus, mas as autoridades do país recorrem agora a teorias da conspiração para defenderem que o vírus não teve necessariamente origem no país.

O regime comunista, que é acusado de ter escondido informação crucial durante as primeiras semanas após a doença ser detectada em Wuhan, epicentro do Covid-19, passou a referir a possibilidade de o vírus ter origem no exterior, apesar da ausência de evidências.

“As forças armadas dos EUA podem ter levado a epidemia para Wuhan”, defendeu, esta sexta-feira (13), o porta-voz da diplomacia chinesa Zhao Lijian, através da rede social Twitter, que está bloqueada na China. “Os Estados Unidos devem-nos uma explicação”, assegurou.

Para apoiar as suspeitas, Zhao citou dois artigos da Global Research, um portal conhecido pelas teorias da conspiração.

No entanto, Pequim designou, no início do ano, um mercado de marisco situado nos subúrbios de Wuhan como o berço da epidemia, apontando que o vírus tinha sido transmitido inicialmente através de uma espécie animal.

“Identificamos os animais vivos vendidos no mercado de marisco como a fonte do vírus”, defendeu então o chefe do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças Gao Fu, no final de Janeiro, depois de Wuhan ter sido colocado em quarentena, com entras e saídas bloqueadas.

O vírus responsável pela doença Covid-19 “era desconhecido antes da epidemia que começou em Wuhan, em Dezembro de 2019”, apontou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Países geograficamente próximos da China, como o Vietname, Taiwan ou Mongólia, que depois de a doença ser conhecida barraram a entrada a quem tivesse estado no país 14 dias antes, registam, actualmente, menos casos que Portugal ou qualquer país europeu.