Sociedade Agente da Polícia Municipal expulso por corrupção

Agente da Polícia Municipal expulso por corrupção

Um agente da Polícia Municipal da Cidade de Maputo foi expulso e outros 30 respondem a processos disciplinares, neste ano, por envolvimento em esquemas de corrupção.

Esta informação foi avançada pelo vereador para a área de Protecção e Segurança no município de Maputo, Manuel Zandamela, falando à imprensa durante a cerimónia de celebração do Dia da Polícia Municipal, comemorado todos os anos a 11 de Março.

Zandamela indicou que o agente expulso responde, igualmente, a processos criminais, e os restantes membros da corporação, para além da corrupção, cometeram outros actos que violam a disciplina interna da Polícia Municipal.

O interlocutor afirmou que os principais desafios, numa altura em que se celebram27 anos deformação da corporação, é de eliminar de forma definitiva o cometimento de actos ilícitos por aparte de alguns membros da corporação, através da responsabilização criminal e disciplinar dos respectivos agentes.

A Polícia quer acabar, também, com a venda informal, sobretudo na baixa da cidade de Maputo, a poluição sonora, encurtamento de rotas, entre outros males que perturbam a tranquilidade dos munícipes.

A cerimónia decorreu na manhã de hoje na Praça do Heróis Moçambicanos, local onde foi depositadauma coroa de flores, na presença de vários quadros da corporação.

A Polícia Municipal foi criada a 11 de Março de 1993 com vista a responder à necessidade de existência de uma força policial específica para lidar com questões ligadas ao cumprimento das posturas fora da alçada da PRM.