Alguns bairros da cidade da Matola, como Mussumbuluko, Liberdade, Tsalala, Mozal, já estão a sofrer restrições no fornecimento de água devido a queda da conduta localizada no bairro Campoane, em Boane, cuja reposição só será feita daqui a 10 dias.

A conduta de transporte de água para a região de grande Maputo foi construída em 1987, e caiu na madrugada deste sábado. Por enquanto o fornecimento de água é feito através dos reservatórios.

Mas nos bairros acima mencionados, desde ontem que o precioso líquido não jora nas torneiras dos residentes, algo que não estava nas previsões porque segundo informações fornecidas este sábado as restrições deviam iniciar esta segunda-feira.

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, disse que não há motivos para alarme e garantiu que dentro de 10 dias a conduta estará reposta.

Enquanto decorrerem os trabalhos de reposição da conduta, João Machatine defendeu o uso racional da água. As obras serão executadas por um consórcio composto por quatro empreiteiros com vista a acelerar os trabalhos. [FM]