Sociedade Criminalidade Supostamente violada e depois assassinada: crime na cidade de Maputo

Supostamente violada e depois assassinada: crime na cidade de Maputo

Uma mulher de 52 anos de idade, a quem se supõe que terá sido violada e depois assassinada, foi encontrada sem vida no último domingo (22), no bairro do Jardim, na cidade de Maputo. A Polícia garante estar a investigar o caso.

“Era madrugada de sábado, por volta das 02h30m. Saiu de casa com objectivo de recolher latas numa barraca, para posterior venda. Fazia com certa normalidade”, contava ao “O País” sobre os últimos momentos de vida da finada, Felisberto Banze, avó de Valentina Banze.

De 52 anos, Valentina vendia pães e outros produtos comestíveis, como bolachas. Vender latas de refrigerantes, acrescia o negócio da mulher que encontrou a morte, diga-se, “de forma trágica”.

“Se presume que ela tenha sido controlada por pessoas que estavam na barraca onde foi apanhar as latas”, disse o avô, acreditando que os autores do crime são homens que conheciam o seu roteiro e que, igualmente, vivem arredores do bairro.

“Ao que tudo indica, foi na linha férrea que tudo ocorreu; lhe despiram toda a roupa, abusaram-na e, depois, carregaram o corpo para uma casa vizinha”, narrou a sobrinha.

Na célula 4 do bairro do Jardim, os moradores dizem estar assustados com o sucedido, por se tratar de um caso raro, nesta circunscrição que consideram ser calma.

“Nunca tínhamos visto um caso igual, aqui no bairro do Jardim. Isso causa medo. Assim nós ficamos inseguros.

Leonel Muchina, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), no comando da cidade de Maputo, garantiu que a investigação do caso já está a ser feita.

“Tivemos o registo desta ocorrência, tratou-se de facto dum corpo sem vida, que foi reportado à nossa subunidade, daí que quando se alocou uma equipa de investigação, foi-se constatar que o corpo apresentava escoriações, o que significa que pode ter havido abuso sexual. Entretanto, neste momento, decorrem medidas no sentido de esclarecer o caso”, disse Muchina.
Valentina Banze deixou dois filhos.

O País