Especialista em TI é presa após divulgar crime na internet. Vazamento expôs dados de mais de 100 milhões de clientes do Capital One, um dos maiores bancos do país.

O banco americano Capital One reconheceu na segunda-feira (29) ter sido vítima do roubo de dados de mais de 100 milhões de clientes. No mesmo dia, o Departamento de Justiça dos EUA comunicou que o FBI prendeu a suspeita de cometer o crime.

A suposta hacker, Paige A. Thompson, é uma especialista em TI de 33 anos e foi presa em Seattle, no estado de Washington. Ela pode ser condenada a até cinco anos de prisão.

De acordo com o FBI, foi a própria Thompson que divulgou o roubo através da plataforma de desenvolvimento colaborativo GitHub, de propriedade da Microsoft. O Capital One afirmou acreditar ser improvável que a informação vazada tenha sido usada para fraudes, mas que continuará a investigar.

Um usuário do GitHub alertou a Capital One do vazamento, e o banco comunicou o caso ao FBI no último dia 19.

O banco Capital One é a 10ª maior instituição financeira dos EUA e o sétimo maior banco privado do país, com activos de 373,6 bilhões de dólares.

“Ainda que seja grato que o autor tenha sido preso, lamento profundamente o que aconteceu”, disse em nota o CEO do Capital One, Richard D. Fairbank. “Eu sinceramente peço desculpas pela compreensível preocupação que este incidente deve estar causando aos afectados e eu me comprometo a consertá-lo.”

De acordo com o banco, com sede em McLean, no estado da Virgínia, Thompson acessou os dados de cerca de 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos e outras 6 milhões no Canadá que adquiriram produtos associados a cartão de crédito ou solicitaram cartão bancário do Capital One entre 2005 e 2019.

Na grande maioria dos casos, foram afectados dados pessoais, como nomes, endereços, números de telefone, datas de nascimento ou renda, além de histórico de crédito.

Mas Thompson também obteve os números da Previdência Social de 140 mil pessoas nos EUA e 1 milhão no Canadá. Também teve acesso a números de conta bancária de 80 mil pessoas, conforme reconhecido pela entidade.

No comunicado, a Capital One estima o prejuízo entre 100 milhões e 150 milhões de dólares, a serem gastos com advogados, segurança cibernética e serviços bancários aos afectados.

DW