Sociedade Mercado Albazine abandonado pelos vendedores desde sua construção em 2016

Mercado Albazine abandonado pelos vendedores desde sua construção em 2016

Construído em 2016 no âmbito do orçamento participativo, com bancas, alpendres, escritórios e sanitários, o mercado Albasine no distrito municipal Kamubukuana, está num estado de total abandono.

Vendedores abandonam o mercado para exercerem as suas actividades nos passeios. Os comerciantes justificam a sua atitude com o facto de os clientes não entrarem no mercado.

Segundo as vendedeiras que chegaram a exercer a actividade por um período de seis meses, o muro de mais de 3 metros de cumprimento, dificulta a visibilidade aos clientes.

Ana Matsinhe, uma das comerciantes mais antigas, contou ao “O País” que o mercado já existia mesmo antes da construção da actual infra-estrutura, tinha movimento e era maior.

O argumento dos comerciantes é refutado pelo secretário do bairro, João Magaia. Segundo este, o mercado que custou aos cofres do município cinco milhões de meticais, foi construído a pedido dos próprios vendedores.

Para o secretário do bairro e os moradores, a solução do problema deve envolver os compradores.

Neste momento decorre um trabalho de sensibilização dos vendedores para saírem dos passeios, caso a mensagem não seja acatada segue-se a retirada coerciva.

O País