Destaque Presidente da Nigéria toma posse depois de protesto da oposição

Presidente da Nigéria toma posse depois de protesto da oposição

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, tomou posse em Abuja, para o segundo mandato, prometendo mais uma vez combater a insegurança e a corrupção endémica do maior produtor de petróleo da África.

“Eu, Muhammadu Buhari, prometo ser leal à República Federal da Nigéria e desempenhar as minhas funções o melhor possível, (…) respeitando a Constituição”, disse o chefe de Estado, de 76 anos.

A cerimónia de tomada de posse acontece três meses após as eleições, que decorreram em Fevereiro, mas foram contestadas pela oposição.

A cerimónia, à qual não assistiu nenhum chefe de Estado estrangeiro, foi apresentada pela presidência como “sóbria”, tendo decorrido numa grande tenda branca e verde (as cores da bandeira do país), colocada num estádio em Abuja, e de onde saía um tapete vermelho até à entrada.

O Presidente fez o juramento ao lado do vice-presidente, Yemi Osinbajo, e acompanhado por uma orquestra cercada por um grande número de militares.

Uma outra cerimónia está marcada para 12 de Junho, que passará a ser assinalado como o “Dia da Independência” da Nigéria.

Tal como no primeiro mandato, em 2015, a eleição de Muhammadu Buhari suscitou uma onda de esperança nos mercados da maior economia de África.

Muhammadu Buhari foi reeleito na primeira volta das eleições, ficando à frente do seu principal rival, Atiku Abubakar, que não reconheceu a vitória de Buhari e recorreu para o Supremo Tribunal.

Buhari, líder do partido no poder, Congresso dos Progressistas (APC), obteve cerca de 15,2 milhões de votos (53% dos boletins sufragados), enquanto Abubakar, cabeça de lista do Partido Popular Democrático (PDP), conseguiu 11,2 milhões (39%), segundo os resultados anunciados na altura.

O líder do APC obteve a maioria em 19 dos 36 estados do país e mais de 25% dos votos em 32 estados, mais oito do que os exigidos pela lei para a obtenção da vitória sem recurso a uma segunda volta.

A participação nas eleições no país mais populoso de África (com 191 milhões de habitantes — número oficial, muito conservador), para as quais estavam registados 82,3 milhões de eleitores, foi de 34,75%, com apenas 28,6 milhões de pessoas a depositarem nas urnas o respectivo voto.

Os governadores eleitos também estão a ser empossados nas capitais dos estados do país.

Notícias ao Minuto