Assim respondeu Lurdes Mutola quando questionada (há alguns anos), durante o programa “Do fundo do meu baú” a uma pergunta sobre se um campeão forja-se ou nasce feito: “é preciso trabalhar um pouco dos dois, o mais importante é o quão predisposto o atleta está a sacrificar-se para atingir o auge”.  

Para que os atletas possam estar motivados a trabalhar arduamente com objectivo de superar os limites, foi apresentado hoje o mais aliciante “Prémio Desafio Melhor Jogador do Moçambola-2019″: viatura de marca Nissan Hardbody, a ser atribuída ao melhor jogador, no final do campeonato.

“Para além dos kits da Zap assim como o combustível a ser ofertado aos vencedores, haviam dúvidas sobre que tipo de viatura seria oferecida e, nesta terça-feira, fizemos o lançamento e a demonstração da viatura para este prémio, com a garantia de manutenção durante três anos”, explicou Ananias Couana, presidente da Liga Moçambicana de Futebol.

A viatura a ser entregue ao vencedor da presente edição do “Prémio Desafio Melhor Jogador do Moçambola-2019” não é uma novidade no seu todo, uma vez que “tem as mesmas características que a oferecida na primeira edição”.
O anúncio do vencedor do prémio constituirá o auge da premiação dos atletas que, recorde-se, conta com quatro categorias: melhor jogador da jornada, melhor jogador do mês, votante do mês e melhor jogador do Moçambola.

Pra a Motorcare, empresa que está a disponibilizar a viatura Nissan Hardbody dupla cabine, “este é contributo e a aposta que estamos a fazer no desporto moçambicano”, disse o Director-Geral da Motorcare, Ivan Buzi.

Para atribuição deste prémio, o voto popular tem o peso de 70%, e a restante percentagem pertence a um júri composto por 16 treinadores das equipas do Moçambola, igual número de capitães, o seleccionador nacional e cinco jornalistas da Sociedade do Notícias, promotora da iniciativa juntamente com a Liga Moçambicana de Futebol.

Depois de Telinho ter vencido a primeira edição deste concurso, nesta edição do Moçambola-2019, Lau-King, que evolui na União Desportiva do Songo, e Chico, do Ferroviário de Maputo, dois dos jogadores mais votados, digladiam para ganhar. Para votar via SMS basta entrar no campo de mensagens de qualquer operadora escrever PD (espaço), seguido do código do atleta e enviar para o número 99 200.

O País