Sociedade Mais de 29 mil funcionários serão desactivados do sistema de pagamento do...

Mais de 29 mil funcionários serão desactivados do sistema de pagamento do Estado

Mais de 29 mil funcionários e agentes do Estado serão desactivados do sistema de pagamento do Estado por não terem provado a sua existência em 2015. A medida vai permitir a retenção de 16 mil milhões de meticais que era pago a esses funcionários fantasmas, segundo avançou este domingo a ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua.

Uma marcha pelas artérias da cidade de Nampula marcou o início das celebrações do dia internacional de luta contra a corrupção, assinalado este domingo.

Para marcar a passagem da data, juntaram-se figuras do governo central, provincial e do Ministério Público, com particular destaque para a procuradora-geral da República, Beatriz Buchili.

Em representação do Governo, a ministra da Administração Estatal e Função Pública falou dos prejuízos que a corrupção causa na economia e na vida social.

A directora-geral do Gabinete Central de Combate à Corrupção, por sua vez, lembrou que Nampula é a província com mais processos ligados a corrupção, mas desdramatizou o facto.

Em 2014, a Procuradoria Geral da República assinou um memorando de entendimento com o Ministério da Educação que culminou com a instalação de núcleos nas escolas para a prevenção da corrupção.

Educação, Polícia e repartições municipais são tidas como as áreas propensas à ocorrência da corrupção.

O País