Sociedade Criminalidade Detido falso funcionário da EDM que burlou pessoas com promessas de emprego...

Detido falso funcionário da EDM que burlou pessoas com promessas de emprego na Beira

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve, na última segunda-feira na cidade da Beira, um falso funcionário da empresa Electricidade de Moçambique (EDM), que responde pelo nome de Pereira Tenente, que burlou algumas senhoras e jovens, com falsas promessas de emprego, em cerca de 30 mil meticais.

O burlador, que se fazia passar por técnico dos Recursos Humanos da empresa em alusão, contactou as suas vítimas pessoalmente e as outras por intermediário. Prometia-lhes emprego a troco de valores que variavam de 1.500, para as  mulheres e 4.500 para homens.

“Ele é meu vizinho. Certo dia contactou-me alegando que havia vagas na Empresa Electricidade de Moçambique a troco de dinheiro. Fomos juntos até a referida empresa e entramos num certo gabinete. Fiquei numa sala a espera e passado algum tempo ele retornou e levou toda a minha documentação e a do meu filho, alegando que era para vagas no sector de limpeza.  No dia seguinte, exigiu-me seis mil meticais, sendo 1.500 para supostamente pagar a minha vaga e os outros 4.500 para a vaga do meu filho. Garantiu-me que duas semanas depois o emprego estaria garantido. Passam hoje seis meses e sempre inventou desculpas, até ficarmos a saber que foi detido porque outras vítimas foram queixar à polícia”, explicou Felismina Joaquim, uma das vítimas.

O indiciado assumiu o crime, reconheceu que cometeu um erro e acrescentou que o fez em conluio com um suposto funcionário da EDM na cidade da Beira, identificado apenas com o nome de Helton.

“A iniciativa de burlar as pessoas não foi minha. Fui contactado por um amigo denominado Helton que trabalhava na EDM na Beira, que fiquei a saber mais tarde que foi expulso. Ele pediu-me para contactar pessoas com promessas de emprego e em troca eu recebia 200 meticais por cada vítima. Lembro-me que contactei 15 pessoas”, explicou Pereira Tenente, ora detido.

O País