Internacional George H. W. Bush voltou a ser hospitalizado

George H. W. Bush voltou a ser hospitalizado

O antigo presidente norte-americano George H.W. Bush foi levado para um hospital no Maine, EUA, no domingo depois de um episódio de baixa tensão e fatiga, informou um porta-voz da família Bush.

“O antigo presidente está acordado e lúcido e não sente qualquer tipo de desconforto”, avançou ainda o porta-voz, citado pelo The Guardian.

George Bush, de 93 anos, é o mais velho de todos os presidentes norte-americanos ainda vivo. Este episódio surge mês e meio depois da morte da sua mulher, Barbara Bus que morreu a 17 de Abril, aos 92 anos.

O ex-presidente sofre de Parkinson e tem necessitado de apoio hospitalar diversas vezes nos últimos anos por problemas respiratórios.

Durante a sua presidência, Bush sofreu de doença de Graves. Em 2012, Bush esteve dois meses no hospital com uma bactéria que lhe afectava os brônquios. Voltou a estar hospitalizado em 2014 e 2015.

Em 2017, Bush voltou a ser internado com pneumonia em Janeiro e com bronquite em Abril do mesmo ano e mais recentemente no dia seguinte à morte de Barbara. Bush é o presidente com maior longevidade dos EUA.

Recomendado para si:  Hamas promete resposta imediata ao plano de Trump para Gaza

O republicano tem 93 anos e dez meses. O ex-presidente Gerald Ford foi o segundo mais velho, tendo morrido o ano passado aos 93 anos e 165 dias, relembra o The Washington Post. George H.W. Bush serviu como 11º director dos serviços secretos norte-americanos (CIA), foi o 43º vice-presidente, enquanto Ronald Reagan ocupava a Sala Oval, e serviu um mandato como presidente norte-americano, entre 1989 e 1993.

Apesar de ter sido vice-presidente numa altura de grande prosperidade norte-americana e ter sido o presidente aquando do fim da Guerra Fria, Bush falhou uma segunda eleição contra Bill Clinton, em 1992. O filho de George e Barbara, George H. Bush, serviria como 43º presidente dos EUA, cumprindo dois mandatos à frente do país.

CM