Destaque Professores da Secundária Eduardo Mondlane transferidos após assédio sexual

Professores da Secundária Eduardo Mondlane transferidos após assédio sexual

Os professores acusados de assédio sexual de alunas na Escola Secundária Eduardo Mondlane, em Maputo, estão a ser transferidos para outros estabelecimentos de ensino, depois de terem cumprido os dois meses de suspensão.

As 83 alunas que submeteram queixa encontram-se, deste modo, livres de possíveis represálias dos docentes, que a princípio tinham que voltar a ensinar-lhes.

Segundo Josina Muchanga, chefe do Departamento dos Recursos Humanos da Direcção Distrital de Educação de KaMavota, a expectativa é que os professores aproveitem a oportunidade para se arrependerem e que não voltem a cometer os mesmos erros, sob pena de expulsão.

Uma vez anunciada a transferência, um dos docentes envolvidos ainda tentou contestar junto da direcção distrital, que o terá dito que não havia mais nada a fazer senão acatar as ordens superiores.

O professor veio contestar a sua transferência e não foi feliz porque, de acordo com as circunstâncias, pode ser colocado onde a direcção distrital achar. Estando envolvido num caso como este, não tem campo de manobra”, disse por seu turno Lucrécia Macamo, directora distrital.

São professores das disciplinas de Inglês, Física, Matemática e Química, de ambos ciclos, envolvidos em casos de assédio. Um dos docentes foi afecto à Escola Secundária Solidariedade, no bairro de Mavalane, e outrono Triunfo. Os outros ainda aguardam pela colocação.

Ainda estamos à espera do relatório final da Inspecção da cidade. O mesmo vem acompanhado das medidas a serem tomadas, de acordo com cada caso. Ainda não podemos avançar com o futuro destes professores, mas o que posso dizer é que eles devem aproveitar a oportunidade para mudarem de comportamento, para o seu próprio bem”, disse Muchanga.

Jornal Notícias