Internacional Incêndios matam ao menos 27 pessoas no norte da Espanha e Portugal

Incêndios matam ao menos 27 pessoas no norte da Espanha e Portugal

Pelo menos 27 pessoas morreram em Portugal em incêndios que devastam, desde domingo, várias regiões do país, segundo um balanço actualizado divulgado nesta segunda-feira (16) pela Defesa Civil.

Podemos confirmar a morte de 27 pessoas nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Guarda”, no centro e norte de Portugal, afirmou em uma entrevista colectiva a porta-voz da Defesa Civil, Patricia Gaspar.

O fogo foi propagado por rajadas de vento de até 90 km/h, provocadas pelo furacão Ophelia, que avançava pelo norte da costa espanhola em direcção à Irlanda. As chamas se propagaram rapidamente durante o fim de semana em uma paisagem afectada por um verão quente, e alguns focos na região espanhola da Galícia continuavam fora de controle nesta manhã, afirmaram autoridades locais.

No domingo, Portugal tinha 440 incêndios declarados, “o pior dia desde o início do ano”, de acordo com Patricia. O primeiro-ministro português, Antonio Costa, declarou “estado de catástrofe” no país, onde durante toda a noite 3,7 mil bombeiros lutaram para apagar 26 incêndios de grandes proporções.

A região da Galícia registrou três mortes. Os corpos de duas vítimas, ambas mulheres, foram encontrados por bombeiros dentro de um carro queimado em uma estrada. O terceiro, um homem de cerca de 70 anos, morreu enquanto tentava salvar os animais de sua fazenda, relatou a imprensa local.

O governador da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, afirmou que 15 focos de incêndio estavam activos no domingo e qualificou a situação como “crítica”, com direito a zonas urbanas sob ameaça.

Milhares de bombeiros foram enviados à área e contam com o apoio de soldados e moradores. De acordo com a previsão meteorológica, a temperatura deve cair nesta segunda-feira e chuvas devem ajudar os bombeiros a controlar as chamas.

Metrópoles