Internacional Coreia do Norte diz que discurso de Trump parece “um cão a...

Coreia do Norte diz que discurso de Trump parece “um cão a ladrar”

A primeira reacção da Coreia do Norte ao discurso de Donald Trump, quando ameaçou “destruir” aquele país, já se fez ouvir e pela boca do ministro dos negócios estrangeiros. Ri Yong-ho disse mesmo que o presidente dos Estados Unidos parece “um cão a ladrar”.

Há um ditado que diz que quando os cães ladram, a caravana passa. Se Trump pensa que nos surpreende com o som de um cão a ladrar, então está a sonhar“, disse Ri Yong-ho em Nova Iorque, onde está também a participar na 72.ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Na terça-feira, o Presidente norte-americano defendeu que a única solução será “destruir totalmente” a Coreia do Norte caso o regime de Piongyang continuar a ameaçar os Estados Unidos e aliados.

É altura de a Coreia do Norte perceber que a sua desnuclearização é o único futuro aceitável“, advertiu Trump, na sua primeira intervenção perante a Assembleia-Geral da Organização da ONU.

O chefe de Estado norte-americano insistiu que os testes nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte “ameaçam o mundo inteiro”, pedindo unidade para isolar o regime liderado por Kim Jong-un, sobre quem Trump disse ter embarcado numa “missão-suicida”.

Se [os Estados Unidos] forem forçados a defender-se e aos seus aliados, não teremos qualquer escolha senão destruir a Coreia do Norte“, afirmou.

O Rocket Man (homem foguete, em português) está numa missão suicida para si e para o seu regime“, continuou o presidente dos Estados Unidos, referindo-se ao líder norte-coreano.

Questionado pelos jornalistas sobre o facto de Trump chamar Kim Jong-Un de Rocket Man, o ministro dos negócios estrangeiros norte-coreano apenas disse: “tenho pena pelos seus assistentes.

O ministro dos negócios estrangeiros da Coreia do Norte, refira-se, irá discursar esta sexta-feira na AG das Nações Unidas, onde tentará ‘explicar’ as razões pelas quais o governo de Kim Jong-un continua a investir no seu programa nuclear.

DN