Mais de 70 professores poderão ser expulsos de várias escolas na província de Nampula. São acusados de falsificação de certificados de habilitações literárias para conseguir trabalho nas escolas.
A descoberta foi feita durante uma acção de fiscalização das autoridades em algumas escolas primárias da província. Foram encontrados mais de 70 certificados falsos de professores a leccionar em Nampula. E pode até haver mais casos, admite o o director provincial de Educação, Júlio Mendes.
“Alguns certificados não conferiam com os dados que temos, ou seja, havia certificados que quando levados para a própria escola onde a pessoa foi formada não constavam da lista daquela formação. E começámos a detectar que havia uma situação que podia ser generalizada“, disse.
O caso acontece numa altura em que mais de 500 professores recém-formados estão desempregados por falta de vagas no ensino.
O responsável pelo sector da Educação na província mais populosa de Moçambique deu um prazo de uma semana para que os professores visados se justifiquem.
“Já comunicámos aos directores distritais para que convoquem os professores [visados] para que eles provem com certificados originais e justifiquem porque as cópias não conferem com os dados que foram apresentados“, alertou.
Caso se prove que os certificados são falsos, o director provincial de Educação não descarta a possibilidade de apresentar os casos às autoridades judiciárias.
DW