O governo do presidente americano, Donald Trump, solicitou formalmente US$ 1 bilhão para a construção dos primeiros 99,6 km do polémico muro na fronteira com o México, uma de suas principais promessas de campanha.
A informação foi revelada nesta segunda-feira (27), pela emissora CNN, que citou fontes do Departamento de Segurança Nacional.
A verba seria destinada para o reparo de algumas estruturas já existentes na fronteira e a para a construção de 77,6 quilómetros de um novo muro. O trecho seria de 23 km de muro em San Diego; 45 km em barreiras na água e 9,6 km em terra na região do Vale do Rio Grande.
Outros 22 km de cerca seriam substituídos em San Diego. Trump, que venceu as eleições de Novembro passado à Casa Branca, contra a democrata Hillary Clinton, assinou logo em Janeiro a ordem executiva para a ampliação do muro fronteiriço, em um de seus primeiros atos de governo. A obra tem gerado mal-estar com o governo mexicano, que aumentou o tom contra Washington.
O presidente do país vizinho, Enrique Peña Nieto, garantiu que os mexicanos não pagarão pela construção do muro, apesar de Trump lançar ameaças de que cobrará deles os custos da barreira.
O muro é uma estratégia de Trump para reduzir o número de imigrantes que entram nos Estados Unidos.
Metropóles















