Destaque Maputo: Suspenso negócio de refeições na rua

Maputo: Suspenso negócio de refeições na rua

A venda de comida nos carros, que se tem vindo a popularizar na cidade de Maputo, está interdita, perante a falta de uma postura que permita a emissão de licenças e definir as modalidades do seu funcionamento.

O Conselho Municipal de Maputo, está neste momento a trabalhar na postura do “Catering Movel”, após o que poderá emitir licenças. Acrescenta que os vendedores que forem surpreendidos a vender nas estradas serão doravante multados.

O cenário lança sombra para o futuro das dezenas de vendedores envolvidos no negócio e sobre os milhares de trabalhadores que diariamente se socorrem daqueles “auto-restaurantes” para almoçarem a custos relativamente mais baixos que os exigidos nos centros sociais e casas de pastos, espalhados pela cidade.

Arnaldo Monteiro, Director Municipal de Mercados e Feiras no Conselho Municipal de Maputo, disse ao “Noticias” que os vendedores foram já orientados para saírem das ruas e aguardar pela aprovação da postura sobre a actividade que exercem, mas não avançou a data em que o documento será concluído.

Por sua vez, Rita Freitas, inspectora-geral da Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), diz que os vendedores só podem exercer a actividade após licenciamento por parte do Município.

Recomendado para si:  Mais de 190 mil crimes de guerra registados na Ucrânia

Na perspectiva da INAE, a autarquia terá de indicar uma zona onde os carros passarão a ser estacionados para a venda de refeições.

RM

Destaques da semana