Destaque Justiça nega pedido de Lula da Silva de suspender parte de processo...

Justiça nega pedido de Lula da Silva de suspender parte de processo na Lava Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil recusou um recurso da defesa do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender parte de um processo contra ele na Operação Lava Jato, que investiga crimes de corrupção.

Os juízes do STF votaram contra uma reclamação dos advogados do ex-Presidente brasileiro que questionava a decisão do juiz Teori Zavascki de devolver ao juiz federal Sérgio Moro as investigações contra Lula da Silva.

No requerimento negado, os advogados também pediram que o processo passasse a tramitar no STF ou na Justiça Estadual de São Paulo, alegando que o juiz Sérgio Moro usurpou a competência do STF ao ter grampeado e divulgado uma conversa entre Lula da Silva e a ex-Presidente brasileira Dilma Rousseff.

No diálogo, a ex-chefe de Estado brasileira avisava Lula da Silva que estava enviando por um portador a documentação para a posse dele como ministro da Casa Civil.

Os juízes do STF negaram todos os pedidos e mantiveram a decisão do juiz Teori Zavascki, que no ano passado já havia negado um recurso semelhante e enviado o processo contra Lula da Silva para o juiz Sérgio Moro.

A operação Lava Jato está a investigar um mega processo de corrupção, que envolve vários políticos e empresas públicas, como a petrolífera Petrobras.

Notícias ao Minuto