Destaque Piloto se distrai ao tirar fotografias e faz avião cair

Piloto se distrai ao tirar fotografias e faz avião cair

O tenente da Força Aérea britânica está em tribunal por causa do incidente quando levava a bordo 187 militares.

Um piloto da Força Aérea britânica que transportava 187 soldados para o Afeganistão fez o avião cair a pique porque, alegadamente estava “aborrecido” e se entreteve a fazer experiências com uma máquina fotográfica. O tenente rejeita algumas das acusações, mas admite negligência no desempenho das suas funções.

O caso, que está agora a ser julgado em tribunal militar, ocorreu em Fevereiro de 2014. O tenente Andrew Townshend, 49 anos, estava a fazer testes para tirar fotografias de longa exposição com uma máquina fotográfica, quando esta encravou entre o apoio do braço e o joystick que controla o avião, tendo desengatado o piloto automático e feito com que o avião caísse a pique. Catorze passageiros sofreram ferimentos.

De acordo com a acusação, no momento em que isto aconteceu o copiloto estava fora da cabine – tinha ido buscar um chá. Os quase 200 soldados que estavam a bordo a caminho do Afeganistão foram projectados para o tecto do avião e acharam que iam morrer.

Recomendado para si:  Justiça francesa agrava sentença de violador de Gisèle Pelicot para 10 anos de prisão

Quando finalmente conseguiu recuperar o controlo do aparelho, o tenente anunciou aos passageiros que não sabia o que tinha acontecido. O avião, vistoriado na Turquia, não apresentou qualquer sinal de problema técnico. Ainda segundo a acusação, o piloto “não estava concentrado durante o voo e estava entediado”.

O tenente é acusado de ter mentido num inquérito interno ao incidente, no qual estava sob juramento. Daí enfrentar duas acusações de perjúrio e declarações falsas.

DN