Destaque Lançado o programa de Ensino Secundário à distância para 11ª e 12ª...

Lançado o programa de Ensino Secundário à distância para 11ª e 12ª Classes

O programa foi lançado ontem (06), em Maputo, pela ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane. Já é possível fazer a 11ª e 12ª classes à distância. Numa primeira fase, o programa estará disponível em sete províncias para todos estudantes que tenham concluído a 10ª classe, seja presencialmente ou à distância.

A introdução do Programa do Ensino Secundário à Distância no segundo ciclo (PESD2) visa permitir que jovens e adultos, que por algum motivo não podem frequentar a escola durante o dia, possam prosseguir com os estudos sem interferir nas outras actividades. E por outro lado queremos que quem concluiu a décima classe à distância, possa dar continuidade de forma harmoniosa os estudos”, disse Conceita Sortane.

O lançamento do programa foi testemunhado pela governadora da cidade de Maputo, Iolanda Cintura e quadros de diferentes áreas do Ministério da Educação. Na ocasião, o director do Instituto Nacional de Educação à Distância (IEDA) esclareceu que o programa respeita os princípios e fundamentos do plano curricular do Ensino Secundário Geral presencial.

A diferença está somente nos meios de oferta e desenvolvimento do ensino, que obedecem à metodologia de Educação à distância. As aulas são feitas a partir de uma plataforma online e com o acompanhamento dos tutores. E o facto de termos mais de 11 mil graduados na primeira fase deste programa, mostra que temos conseguido colher bons frutos”, disse Manuel Simbine.

Recomendado para si:  Governo aprova sistema de licenciamento electrónico para transportes públicos

O Programa de Ensino à Distância do primeiro ciclo foi lançado em 2004, em Nampula, e em 2008 expandiu-se para todo o país. Dados estatísticos de 2016 indicam que existem no país cerca de 314 Centros de Apoio e Aprendizagem de Ensino em Educação à Distância, com um universo de 32 423 alunos em todo o país.

Como funciona o ensino à distância

Para iniciar o estudo no Ensino Secundário à distância, o aluno matriculado beneficia de capacitação que lhe permitirá lidar com o ambiente da plataforma E-Learning. Uma vez que treinado, de qualquer local onde esteja, desde que tenha no mínimo um computador, tablet ou celular com acesso a internet, pode realizar o estudo.

Os Centros de Ensino e Aprendizagem também têm computadores. O aluno também recebe apoio de um tutor presencial e à distância. Durante o processo, são feitos três tipos de avaliação, nomeadamente: Auto-avaliação, teste de fim do módulo (TFM) e exame final. No primeiro, o aluno deve realizar os exercícios que desenvolvem a sua aprendizagem. O segundo é um teste que confere a passagem de um módulo para o outro e o último é o exame nacional elaborado pelo Ministério da Educação para todos os alunos do Ensino Secundário Geral.

O País