Destaque Renamo denuncia casos de “provocações” protagonizadas pelas Forças de Defesa e Segurança

Renamo denuncia casos de “provocações” protagonizadas pelas Forças de Defesa e Segurança

A Renamo denunciou, alegados casos de “provocações” protagonizadas pelas Forças de Defesa e Segurança, que podem minar o prosseguimento das tréguas acordadas entre o Presidente da República e Afonso Dhlakama. A denúncia foi feita pelo porta-voz da Renamo, António Muchanga.

Queremos denunciar a ocorrência de provocações que estão a ter lugar no país, protagonizadas pelas Forças de Defesa e Segurança, que podem por em causa estas tréguas decretadas pelos dois altos dirigentes do país”, disse Muchanga.

De entre as alegadas provocações, o porta -voz da perdiz falou do assassinato de um membro do seu partido, na região de Zóbwè, província de Tete. Paralelamente, falou também de “perseguições” a vários partidários da Renamo nas províncias de Manica, Sofala e Tete, considerando que são situações que contrariam as tréguas.

Muchanga garantiu que, para já, as tréguas são para manter, mas repudia o que chama de atitudes provocatórias das forças governamentais, que podem provocar dissabores. “Queremos denunciar e repudiar esses actos e apelarmos a quem de direito, para que faça o uso do poder que a Constituição e a lei lhe conferem, para pôr ordem no seio das Forças de Defesa e Segurança”, exortou.

Para além das forças governamentais, a Renamo diz haver necessidade de conter, também, os membros da Frelimo, a quem acusa de continuarem a protagonizar actos criminais contra membros e simpatizantes da oposição.

O País