O governo moçambicano vai falhar o pagamento da prestação de juros no valor de 60 milhões de dólares referentes à dívida da EMATUM.
“Conforme mencionado pelo ministro da Economia e Finanças durante a apresentação aos investidores em Londres, a 25 de Outubro de 2016, e tal como reiterado no comunicado do Ministério, datado de 14 de Novembro de 2016, que a degradação da situação macroeconómica e a situação fiscal da República afectou severamente as finanças públicas do país. Resulta que a capacidade de pagamento é neste sentido bastante limitada em 2017 e não permite que a República tenha espaço fiscal para proceder ao referido pagamento dos juros dos títulos em dívida”, explica o Ministério da Economia e Finanças em comunicado divulgado no seu site.
A prestação da dívida da EMATUM vence no próximo dia 18 de Janeiro. As autoridades moçambicanas dizem no comunicado que a solução para as dificuldades em honrar com os compromissos passa pela renegociação da dívida comercial do país, de modo que seja sustentável.
O País