Cerca de cento e trinta e oito animais de diversas espécies foram abatidos por caçadores, furtivos na província central de Manica, centro do País, no ano passado de dois mil e quinze, segundo secretaria permanente.
Trata-se de animais como cudos, elefantes, fococeiros, macaco cão, porcos-bravos entre outros animais que estão sendo alvos de caça furtiva, com maior em foque para os distrito de Tambara, Macossa, Guro, Bàrué, Macate Mussorize e Machaze.
A Secretaria permanente da província de Manica, disse que, o governo provincial junto dos seus parceiros que trabalham no combate a caça furtiva, desencadearam acções conjuntas, o que culminou com a apreensão de diversos instrumentos utilizados pelos furtivos ilegais.
Tais como trezentos e trinta e nove ratoeiras, dezasseis armas de fabrico caseiro, cem laços e quatro armas de fogo do tipo AK47.
Francisca Maluana, pediu a população na contribuição para a preservação dos recursos faunísticos, denunciando as autoridades qualquer comportamento que ameaça as espécies animais.
De recordar que o dia mundial do ambiente celebra-se sob o lema: Não seja cúmplice, usa a tua voz contra a caça furtiva, cujas cerimónias centrais na província de Manica, terão lugar esta sexta-feira, dia 03 de Junho corrente.
Abrahamo Cufa Mapuca