Curiosas Menina de um ano e meio passa nove horas amarrada a pedra...

Menina de um ano e meio passa nove horas amarrada a pedra para os pais trabalharem

Shivani é uma menina de um ano e meio que passa nove horas por dia amarrada a uma pedra por uma fita de plástico de 1,40 metros. Faça chuva ou faça sol, a criança é obrigada a ficar sozinha à mercê das condições meteorológicas.

O caso chega-nos da cidade de Ahmedabad, na zona oeste da Índia, através de um fotojornalista da Reuters.

Como os pais da menina têm que trabalhar num estaleiro de obras e não têm com quem deixar a criança, Shivani fica amarrada a uma pedra à mercê das altas temperaturas que se fazem sentir – muitas vezes chegam aos 40 graus centígrados.

Amarro-a para ela não ir para a estrada. Esta é uma zona de muito trânsito e eu não tenho opção. Faço isto para mantê-la segura”, disse à Reuters Sarta Kalara, a mãe da menina.

Este não é caso único. Na Índia é normal as crianças passarem os dias sozinhas na rua a brincar entre lama e pedras sem ninguém que cuide do seu bem-estar e segurança.

Recomendado para si:  Mais de 42.000 feridos em Gaza precisarão de reabilitação prolongada

Shivani tem um irmão, mas a mãe garante que o menino, por só ter três anos, é “incapaz de cuidar da irmã” e atira culpas aos empregadores. “Eles não se importam connosco ou com os nossos filhos. Eles só estão preocupados com o trabalho deles”, acrescentou Sarta.

Criança fica amarrada a pedra

Esta é uma situação que causa preocupação à associação de protecção das crianças, a Save the Children India.

Devia haver instalações de creche, seja do governo ou de empresas de construção. Devia haver um lugar seguro para as crianças, pois elas correm um risco real de serem feridas”, explicou à Reuters Prabhat Jah.

Notícias ao Minuto