Destaque INAE em Manica multa agentes económicos em mais de cinquenta mil meticais

INAE em Manica multa agentes económicos em mais de cinquenta mil meticais

O instituto nacional das actividades económicas em Manica INAE, multou num valor de cinquenta e seis mil e trezentos meticais alguns agentes económicos encontrados a vender diversos produtos alimentares fora do prazo para além de especularem preços.

A informação foi avançada nesta sexta-feira (07), pela inspectora do instituto nacional das actividades económica nesta parcela do país, Maria de Assunção Rogério Fernandes. A fonte, disse ainda que apesar de se detectar alguma anomalia em vários estabelecimentos comerciais, avalia de positivo o decorrer da quadra festiva, se comparando com o igual período do ano 2015.

Maria de Assunção, disse que durante a quadra festiva, não houve rotura do stock de produtos da primeira necessidade nesta província e lamentou a subida de preço de vários produtos, o que comprometeu a passagem condigna do natal e do ano novo.

Questionado sobre a prevalência de subida de preço de vários produtos nos estabelecimentos comerciais apesar de dólar estar a descer, a fonte apela aos agentes económicos a acabarem com os produtos comprados no momento em que o dólar estava acima para não criar transtornos aos consumidores.

De realçar que na quadra festiva, o instituto nacional das actividades económica em Manica, criou uma equipa multissectorial para a fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais e que os produtos encontrados fora do prazo foram destruídos.

Abrahamo Cufa