Foram no total 5 pessoas que perderam a vida e outras 12 contraíram ferimentos entre graves e ligeiros em resultado de um acidente de viação do tipo capotamento, registado na última quinta-feira (09), no distrito da Massinga, província de Inhambane envolvendo uma viatura do tipo mini bus de 17 lugares e sem o registo da c da matricula, que saía da Maxixe à Massinga.
Segundo algumas testemunhas ouvidas pela nossa equipe de reportagem, as causas do acidente foi o excesso de velocidade e corte de prioridade.
Ana Mendes uma das sobreviventes do sinistro conta que os passageiros que estavam dentro da viatura em causa, tentaram sem sucesso pedir o motorista para que reduzisse a velocidade, mas este não quis ouvi-los, durante o percurso a viatura viria arrebentar pneu tendo causado esta tragédia.
Para a Polícia da República de Moçambique (PRM) em Inhambane, os automobilistas devem ser mais responsáveis durante a condução, principalmente nesta quadra festiva que se avizinha por forma a evitar mais danos humanos.
Juma Aly Dauto, chefe das relações públicas no comando provincial da PRM em Inhambane, confirmou o registo deste caso e diz que o comportamento humano ainda continua a preocupar as autoridades policiais, os automobilistas não respeitam as regras de trânsito e muito menos acatam as mensagens que a polícia de trânsito tem vindo a transmiti-los.
Por outro lado aquele responsável garante que a polícia vai continuar a trabalhar no sentido de reduzir os acidentes de viação que pintam as nossas estradas com sangue derramado, toda segurança de protecção estará garantida, com vista a permitir que as famílias passem bem as festas do natal e do fim do ano que se avizinham, apelando aos automobilistas de viaturas semi-colectivo e de passageiros para uma boa condução, e que respeitem os códigos de estrada.
Anastácio Marcelino