A assembleia municipal da Maxixe reuniu-se última sexta-feira (18 de Dezembro) no salão nobre do conselho municipal da cidade da Maxixe, na sua IV sessão ordinária por sinal a última do ano para entre vários pontos de agenda apreciar e aprovar o Plano Económico Social e Orçamento para 2016 (PESOM), e proposta de reajuste salarial para os titulares e membros dos órgãos autárquico.
Foram igualmente apresentados os relatórios das actividades realizadas no IV trimestre no âmbito do cumprimento do PESOM 2015, e das actividades realizadas pelas comissões de trabalho da assembleia municipal entre outro.
Durante a sessão, as duas bancadas com assento na assembleia municipal nomeadamente FRELIMO e o MDM votaram com unanimidade o plano Económico Social e Orçamento para 2016, por segundo os membros é um instrumento que vai ajudar no melhoramento da vida dos munícipes e do próprio município.
Quanto a proposta de reajuste salarial para os titulares e membros dos órgãos autárquico este documento não convenceu as bancadas, onde a bancada da Frelimo e do Movimento Democrático de Moçambique divergiram nas suas opiniões, a FRELIMO votou a favor e o MDM contra.
Lourenço João Chefe da bancada da Frelimo defende que o documento vai ao encontro daquilo que são as necessidades dos membros, por isso a sua bancada votou a favor.
Já o representante da bancada do MDM José Madeira a sua bancada votou contra porque o documento em causa lesa o bom funcionamento dos membros da assembleia municipal, e não vai de acordo com o plasmado pelo governo.
A IV e última sessão ordinária da assembleia municipal decorreu num ambiente normal o que não tem sido habitual, a ausência do chefe da bancada da oposição tornou a vantagem mais para o lado da bancada maioritária, ou seja é que o chefe da banca do MDM é reconhecido pelos seus discursos de ataque directo ao edil da cidade da Maxixe, o que contribuiu também para que o mesmo edil não partilhasse a mesma mesa das refeições com os membros, justificando que está de dieta. Verdade ou não é que os dois adversários não se dão bem.
Do total de 31 membros da Assembleia Municipal, Participaram da sessão perto de 27 membros sendo que 20 são da Frelimo e 7 do MDM.
A policia da republica de Moçambique foi também convidada a discursar durante o encerramento da sessão, numa mensagem dirigida aos membros das bancadas o novo porta voz da PRM na cidade da Maxixe, apelou para uma passagem tranquila da festa do natal e do fim do ano e que cada um seja vigilante nos seus bairros sobretudo denunciando qualquer atitude que perturbe a ordem e tranquilidade pública.
Anastácio Marcelino