Internacional Detido ex-candidato à Presidência da Venezuela Manuel Rosales

Detido ex-candidato à Presidência da Venezuela Manuel Rosales

O ex-candidato presidencial venezuelano Manuel Rosales foi detido na quinta-feira por funcionários do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin, serviços secretos) quando regressava à Venezuela, onde é acusado pelas autoridades de enriquecimento ilícito.

Exilado no Peru desde Abril de 2009, o também ex-governador do Estado venezuelano de Zúlia foi detido no Aeroporto Internacional de La Chinita, em Maracaibo (oeste do país), quando saiu de um avião proveniente da ilha de Aruba.

Um comunicado do Ministério Público venezuelano dá conta de que Manuel Rosales está a ser transferido para Caracas, onde nas próximas horas será apresentado perante um tribunal.

Fundador do partido Um Novo Tempo, Manuel Rosales foi o principal opositor do ex-Presidente da Venezuela Hugo Chavez nas eleições presidenciais de 2006.

A 11 de Dezembro de 2008 foi acusado pelo Ministério Público de enriquecimento ilícito, num processo que a oposição diz ser um “castigo” pelas suas actividades contra o Governo venezuelano.

A 12 de Outubro de 2008, o próprio Hugo Chávez acusou publicamente Manuel Rosales de conspirar contra o seu Governo e de desviar recursos públicos para outros fins.

Notícias ao Minuto